sexta-feira, dezembro 28

Maitake

Uma amiga do trabalho tinha me falado muito de um japonês no Rio Design do Leblon. Resolvemos então juntar outras três e fazer uma pequena confraternização de final de ano. Aberto há dois anos, o Maitake fica no subsolo do shopping. O nome do restaurante vem de mai = dança e take = cogumelo (cogumelo da dança), pois há relatos que ao experimentar estes cogumelos as pessoas dançavam de alegria pelo sabor. Há outros relatos que mencionam que a alegria se devia ao fato deste ser trocado por prata no peso a peso.

Apesar da decoração ser moderna, toda branca, tem duas salinhas com tatame, separadas por uma cortina, com capacidade para seis pessoas em cada. No balcão há uma esteira rolante com pratinhos abastecidos pelo sushi-man.

Ìamos começar os trabalhos com um mix de shimeji, shiitake e nirá, mas não havia cogumelos na casa. Resolvemos então pedir sunomono para todas e uma porção de hot filadélfia.

A casa oferece cinco opções de combinados, todos com nomes de deuses. Pedimos o Tanuki, o protetor dos gourmets e restauranteurs, com 55 peças (R$ 90,40). Há ainda pratos da culinária contemporânea, como o frango recheado com mix de castanhas, mel e figos grelhados com telha de grano padano (R$ 25,50). Uma delícia!

A lista das sobremesas é bem variada e o petit gâteau de chocolate meio amargo com recheio crocante e sorvete de creme com calda de frutas vermelhas chamou a nossa atenção. Só que também não havia o bolinho na casa, assim como aquelas toalinhas de limpar a mão normalmente oferecidas logo que o cliente ocupa a mesa.

Serviço:
Maitake
Rio Design Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 270
2512-1200

Nenhum comentário: