quarta-feira, março 26

Tradição Centenária

1887. Dom Pedro II era o Imperador do Brasil e o Rio a capital do Império. Foi nesse cenário que foi fundado o Bar Luiz. Naquela época chamava-se "Zum Schlauch". Nesses mais de 120 anos, mudou três vezes de nome (virou Bar Luiz durante a Segunda Guerra) e duas de endereço, a última foi em 1927 quando foi a rua da Carioca.

Muita gente interessante passou por lá, como o cronista João do Rio, o escritor Olavo Bilac e o músico Ary Barroso, que teria salvo a casa de um apedrejamento na época da Segunda Guerra. É que o bar chamava Adolf e estudantes acharam que era uma referência ao ditador alemão. O músico, que estava tomando um chope, explicou que tratava-se do nome de um dos donos da casa. Na época outros estabelecimentos também trocaram de nome, como o Bar Berlim que virou Bar Lagoa.

Ao entrar no Bar Luiz se tem a impressão de voltar no tempo. O salão, todo em art déco, é comprido e repleto de mesas brancas com cadeiras de madeira pretas. Nas paredes, fotos da trajetória do bar e do Rio Antigo.

Apesar de todo mundo achar que é um bar alemão, a casa foi fundada pelo brasileiro Jacob Wendling, filho de suíços e natural de Petrópolis. Ao longo de sua existência e com a troca de proprietários, foram acrescentados pratos típicos alemães ao cardápio da casa. Hoje, a salada de batatas de lá é uma das mais famosas da cidade.

Quando estive lá, pedi um salsichão branco para beliscar e um filé mignon à francesa. Para sobremesa, apfelstrudel com creme. Tudo honesto e gostoso, e acompanhado do tradicional chope, que é Brahma.

No final do ano passado foi aberta uma filial do bar no alto do Morro da Urca. Oferece os tradicionais pratos servidos na matriz e outros exclusivos, como feijoada especial aos sábados e moqueca de peixe com camarão, cozido e bobó de camarão aos domingos.

Serviço:
Bar Luiz
Rua da Carioca, 39 – Centro
Tel: 2262-6900

Nenhum comentário: