sexta-feira, abril 23

Muito além da horta

A preocupação com a saúde e o meio ambiente é um dos fatores que explicam o aumento da procura por alimentos orgânicos, em todo o mundo. Basta caminhar com mais atenção pelos corredores do supermercado para notar que esses produtos ganharam mais espaço nas prateleiras nos últimos anos.

Antes eram apenas algumas hortaliças e verduras caras. Hoje a oferta de produtos é bem maior (já é possível encontrar vinhos, cafés, cosméticos e até roupas feitas com algodão orgânico) e o preço está bem mais acessível.

Além de ser um produto limpo e saudável (sem agrotóxicos e sem aditivos químicos), é mais saboroso e o agricultor maneja de maneira equilibrada o solo e os recursos naturais, mantendo a harmonia do meio ambiente e conservando esses recursos em longo prazo.

E foi essa busca de uma vida mais saudável (pelo menos nos alimentos consumidos em casa) que me levou a conhecer o Sitio do Moinho, produtor de orgânicos localizado em Itaipava, região serrana do Rio. Lá, fui guiada pela simpática Regina, que me mostrou todos os processos, do preparo da terra à seleção dos produtos que seguirão para os restaurantes do Rio e clientes.

O sítio fica num vale com verde abundante, cercado pela Mata Atlântica e cheio de pássaros. A água utilizada na irrigação vem de um poço existente no local e os dejetos orgânicos produzidos lá, como folhas quebradas e descartadas na seleção, frutas passadas, cascas, entre outros, transformam-se em adubo para enriquecer o solo.

Os proprietários do sítio começaram a plantar hortaliças em 1989 e hoje produzem outros alimentos, como legumes, algumas frutas, pães e bolos, tudo aprovado pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural), órgão paulista que fiscaliza e certifica, no Brasil, produtos orgânicos de acordo com normas internacionais.

A procura por turistas era tão grande que eles resolveram montar lá no sítio uma lojinha onde é possível comprar também outros produtos orgânicos, como laticínios, carne, grãos, cereais, sucos, conservas, cosméticos, doces e geléias, além de massas e molhos italianos produzidos sem agrotóxicos. Eles também têm uma sala onde são dadas palestras sobre o assunto. Querendo, é só agendar. Há também uma loja no Leblon, onde são servidos café da manhã, sanduíches, bolos e sucos.

E se você quer saber onde comprar produtos orgânicos na sua cidade (ou perto dela) confira os endereços no site do Ministério da Agricultura.

Fotos: site Sitio do Moinho

Nenhum comentário: