domingo, junho 8

De frente pra Baía

A casa foi inaugurada em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial. Os donos, que eram alemães, venderam a casa em seguida, pois o restaurante, que fica no primeiro andar, foi invadido e destruído. Apesar do salão ficar fechado até 1998, o bar continuou funcionando no térreo durante o período e teve como clientela os artistas que se apresentavam no Cassino da Urca e, depois na TV Tupi.

Seu Gomes, o atual proprietário, assumiu a casa em 1972. Com mais de 90 anos, ele ainda aparece no restaurante para conferir o movimento, mas quem comanda a casa são o filho e o neto.

A vista é privilegiada e o balcão é considerado pelo próprio bar o maior da cidade. Isso porque o Bar Urca usa a murada da orla como apoio. Na verdade a graça está aí. Sentar na mureta e ser abastecido de bolinhos de bacalhau, empadas, pastéis de camarão e cerveja de garrafa. De preferência, Original. Tem gente que traz banquinhos de plástico e cadeiras de praia para ficar mais confortável. Ou seja, o espaço é democrático e pega fogo, principalmente nos finais de semana.

Reformado há pouco mais de 6 meses, o restaurante ficou mais agradável, claro e amplo. As mesas perto da janela são as mais disputadas. Há um canto simpático, um pouco escondido, com duas mesas (para apenas duas pessoas em cada) viradas para a vista e de costas para o restaurante. Para chamar o garçom, uma campainha foi instalada ao lado de cada mesa.

O cardápio é diversificado (oferece carne, frango, peixes e frutos do mar) e os pratos servem duas pessoas tranqüilamente. Gosto muito do bacalhau à Gomes de Sá, com cebola, ovos cozidos e batata sauté, e servido com arroz branco.


Serviço:

Bar e Restaurante Urca
Rua Cândido Gaffrée, 205
Tel: 2295-8744

Nenhum comentário: