segunda-feira, outubro 30

Almoço na sogra

Domingo é dia de feira na Urca. E após comprar minhas frutas, fui almoçar na casa da minha sogra. Ela cozinha muito bem, o que, normalmente, é um problema. Sempre quero arrumar um espacinho a mais no meu estômago para provar ou repetir alguma delícia.

Voltando ao almoço, o menu do dia foi tipicamente europeu. De entrada, salmão defumado com cebola e ovos cozidos picados. Assim, no seco mesmo, uma coisa por cima da outra. Num primeiro momento pode soar estranho, como aconteceu comigo, mas a combinação é realmente interessante. O ovo quebra um pouco do salgado do salmão e a cebola dá um gostinho de tempero.

O prato principal foi rosbife com batata rostie e aspargos frescos ao molho holandês (com manteiga, gema de ovo e limão). Aproveitei enquanto ela preparava o almoço para ver como se fazia a batata rostie. Muito fácil. Rale quatro batatas grandes ligeiramente cozidas. Refogue duas colheres de sopa de cebola e duas de bacon picados em uma colher de sopa rasa de manteiga. Junte à batata e acrescente um ovo levemente batido, misture bem e leve tudo para a frigideira, de preferência uma daquelas fechadas, para poder virar e fritar os dois lados sem problemas.

Eram duas as opções de sobremesa: lichia e Mont Blanc, preparado com creme de castanha (doce pastoso e maravilhoso), coberto por um creme azedo. Pode ser substituído por creme de leite fresco um pouco batido, para ganhar uma concistência cremosa, mais firme. Aqui também o contraste dos sabores torna o resultado final perfeito.

Nenhum comentário: