quarta-feira, abril 22

Experiência sensorial

Fazia tempo que eu queria experimentar o restaurante da Roberta Sudbrack. Passava sempre ali pela rua, de onde se pode ver parte da movimentação da cozinha do sobrado cor de terracota.

A premiadíssima chef prepara alta gastronomia com ingredientes genuinamente brasileiros. A preocupação constante com o resgate dos produtos brasileiros e a descoberta de novas utilidades para ingredientes menosprezados por outros chefes se reflete no cardápio, que a cada ano tem um personagem principal. Já teve chuchu, quiabo, licuri (palmeira nativa do Nordeste), mangarito (versão nacional da trufa), e até a ora-pro-nobis (uma cactácea muito utilizada em Minas).

Ao chegarmos lá, fomos levados direto para o segundo andar e colocados numa mesa ao lado da cozinha de onde podíamos observar a 'chef' e sua equipe em ação. Tudo perfeitamente coordenado e cronometrado, como uma cozinha deve trabalhar.

A casa trabalha apenas com menu degustação. Às terças, dia que fomos, há a “Terça Básica” com entrada e prato principal por R$ 49,90 (no dia era uma salada verde e filé com batatas assadas no sal grosso). A rolha custa R$ 90 e achei a carta de vinhos razoável. Existem boas garrafas por preços acessíveis que poderiam ser oferecidos.

Claro que ficamos com o menu degustação. São pequenas obras-primas que me proporcionaram umas das experiências sensoriais mais agradáveis dos últimos tempos. Para começar foi servido uma gema caipira mole sobre quinua crocante. Uma delícia! Em seguida vieram delicadas e pequenas carolinas quentes de queijo gruyere. A entrada quente foi um caldo de camarão com cogumelos e ora-pro-nobis. Depois provei o risoto de codorneses com ora-pro-nobis e para encerrar, lombo com frutas secas e batatas assadas. A sobremesa era uma torta de pera sensacional!

Para encerrar o banquete, café com petit fours: mini bomba de chocolate, “Kri” (lembra dele? Mudou um pouco a receita e virou Crunch) ao leite, “Kri” meio amargo, carolina de doce de leite e mini torta de frutas vermelhas.

Maravilhoso!

Serviço:
Roberta Sudbrack
Rua Lineu de Paula Machado, 916 – Jardim Botânico
Tel: 3874-0139

Nenhum comentário: