quarta-feira, outubro 27

Festival Gastronômico de Petrópolis acontece durante o mês de novembro

Cidade de importância histórica, natureza exuberante, clima agradável e pólo gastronômico do Estado do Rio, Petrópolis promove o 10º Festival de Gastronomia, que esse ano vai durar um mês inteiro. Grandes chefs, como Teresa Corção e Fabrice Lenud, vão subir a serra e participar dessa edição, fazendo uma releitura dos pratos que fizeram sucesso nas edições anteriores ou elaborando novas receitas que façam referência a comemorações históricas. A única exigência é que sejam utilizados alimentos orgânicos. Além de serem mais saudáveis e estarem em alta, 70% das verduras, frutas e legumes do estado do Rio de Janeiro são produzidos na região Serrana.

Haverá também a participação do chef francês Franck Mischler, do IRCOD (Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França), em sua segunda participação no festival. No ano passado, as oficinas foram um verdadeiro sucesso. Nessa edição, ele traz o sabor da gastronomia francesa aliada aos produtos orgânicos.

Vinte e oito restaurantes da cidade também vão elaborar cardápios especiais e para cada prato vendido durante o evento, uma árvore será plantada no entorno do Monumento Natural da Pedra do Elefante.

As principais atividades do evento acontecerão na tenda gastronômica ao lado do Hortomercado Municipal de Itaipava, como algumas oficinas gastronômicas, um Bar da Bohemia, o Café Literário promovido pela Duetto’s Café e editora SENAC, com exposição e venda de livros da área de gastronomia, e o Armazém Gourmet, com produtores do próprio Hortomercado e artesanato de diversas associações. E pela cidade ainda terão diversas manifestações artísticas, como artes plásticas e cênicas, música, mostra de cinema e artesanato.

Acontece ainda a segunda edição do Concurso Cultural Gastronômico, realizado em parceria com o SENAC Rio e voltado para amadores, com o objetivo de descobrir novos talentos. O prêmio para o vencedor é uma bolsa de estudos na área de gastronomia, no Brasil ou no exterior.

As crianças também terão atividades especiais, como as oficinas que vão ensinar os pequenos a prepararem brownies, muffins, torta e mini pães, todos integrais, e biscoitos amanteigados.

No site do evento você pode conferir a programação completa do festival, o cardápio dos restaurantes, informações sobre o concurso, regulamento e inscrições.

Nenhum comentário: