domingo, outubro 10

Semana Mesa SP reúne profissionais e amantes da gastronomia

Em outubro São Paulo será invadida por cores, sabores, texturas e aromas do mundo todo. O Semana Mesa SP, que acontece de 25 a 29 de outubro, traz para a cidade os principais chefes da vanguarda mundial, um festival com a participação de importantes restaurantes da cidade e mais de 50 atividades para quem quer cozinhar e degustar.

Uma reunião de eventos gastronômicos, a Semana Mesa SP foi criada a partir do Prazeres da Mesa ao Vivo, em 2004, para oferecer aos leitores da revista que dá nome ao evento, a oportunidade de vivenciar ações associadas à cultura e à experiência gastronômica. Em 2007, como parte da programação do Prazeres da Mesa ao Vivo, foi criado o fórum Mesa Tendências, voltado para especialistas e acadêmicos da área. No ano seguinte, com uma nova configuração, Prazeres da Mesa ao Vivo e Mesa Tendências (que se tornou um congresso em 2009), passaram a fazer parte da Semana Mesa SP, que recebe cerca de 10 mil pessoas a cada edição, vindas de diferentes Estados e países.

Com o tema “Sustentabilidade – O Que a Gastronomia Pode Fazer Pelo Planeta?” o Mesa Tendências 2010 reúne personalidades como o cientista Hervé This (França), os chefes Massimo Bottura e Heinz Beck (Itália), Tetsuya Wakuda (Austrália), Marcelo Tully (Escócia), Yoshihiro Narisawa (Japão), Marcus Wareing, Atul Kochhar e Shane Osborn (Inglaterra), Gastón Acurio (Peru) e o pâtissier Ben Roche (Estados Unidos). Uma das experiências compartilhadas é a do chefe Shane Osborn que, entre as iniciativas sustentáveis, mantém no telhado do restaurante que comanda o seu próprio jardim. Outro exemplo, o japonês Yoshihiro Narisawa, faz iguarias como caldo com a terra da horta e biscoitos com madeira, além de assinar um menu criado sem utilizar qualquer recurso de energia: eletricidade, gás, carvão, pilha, lenha – nada mesmo.

O Mesa Tendências também oferecerá uma programação gratuita para o público em geral, com palestras sobre o consumo consciente de recursos naturais e a responsabilidade socioambiental em restaurantes, com profissionais como a chefe Teresa Corção e o docente Teodoro Guimarães; além apresentação de trabalhos científicos. Haverá também uma mostra de produtos profissionais para especialistas, com cerca de 20 expositores.

O Festival Mesa na Cidade, que acontece entre os dias 15 e 24 de outubro, reúne 21 restaurantes de alta gastronomia, como A Figueira Rubaiyat e La Casserole, que criaram um cardápio exclusivo para o jantar e que contempla entrada, prato principal e sobremesa a um preço promocional. Quem pedir o menu pode ainda harmonizá-lo com um vinho argentino participante da ação, com desconto de até 20% no valor original da garrafa.

Um dos maiores eventos enogastronômicos do país é aberto com o Jantar da Terra, reunindo grandes chefes internacionais e brasileiros para cozinhar em prol de uma causa social. Nada mais apropriado quando o tema do ano é Sustentabilidade, não é?

Serviço
Semana Mesa SP
Data: de 25 a 29/10
Local: Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro – Av Engenheiro Eusébio Stevaux, 823
Inscrições e informações no site do evento ou (11) 2678-7080

Nenhum comentário: