quarta-feira, novembro 10

Festival gastronômico em Diamantina destaca gastronomia típica da região

A terra de Xica da Silva e Juscelino Kubitschek vai viver dias agitados. Começa amanhã e segue até o dia 15 a primeira edição do Diamantina Gourmet - Festival de Gastronomia e Cultura. São 15 estabelecimentos, entre pousadas e restaurantes, que elaboraram cardápios especiais inspirados na cultura da cidade, destacando a gastronomia típica da região. Detalhe para alguns dos ingredientes utilizados, que serão colhidos diretamente dos quintais.

Personagens, como Xica e Juscelino, e fatos do cotidiano mineiro, como a boemia, a cavalhada e o tropeirimos, entre outros, dão nome aos pratos. Os restaurantes também serão decorados de acordo com os temas. A Pousada do Garimpo, por exemplo, vai apresentar o último banquete que Xica da Silva ofereceu para o Contratador, composto por entradas, prato principal e sobremesas, harmonizado com vinhos e espumantes. O cliente será recepcionado pelo próprio casal – Xica e Contratador – e será servido por garçonetes vestidas de mucamas. Excepcionalmente, esse jantar será servido apenas no dia 12.

Já a Churrascaria Casarão se inspirou no garimpo para criar a Costelinha à Passarinho, preparada ao vinho com farofa crocante de mostarda e jiló recheado, servida em pequenas bateias (utensílio usado na mineração). Quem preferir um chá da tarde, pode ir ao Relíquias do Tempo, que, seguindo o tema Brasil Colonial, vai preparar uma mesa de quitandas caseiras, com bolos, pães, roscas, biscoitos, patês, geléias, queijo, chocolate quente, queimadinho, café e chás de folhas naturais. Também será servido em apenas um dia: domingo, 14.

Apresentações musicais, teatrais e exibição de filmes completam a programação do evento e proporcionam um feriadão movimentado para moradores da cidade e turistas da região.

Serviço
Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura
Data: 11 a 15 de novembro

Mais infos no blog do evento

Nenhum comentário: