sexta-feira, março 25

Escalivada

A escalivada, típica da Cataluña, é composta de berinjela, pimentão, cebola e tomate assados. O nome vem do verbo catalão escalivar, que significa ‘assar sobre brasas’, lentamente, e tem origem nas comunidades rurais.

É muito simples de fazer. Leve tudo ao forno (menos o tomate, que entra no forno depois de 20 minutos), ou grelha se você tiver uma, até assar (cerca de 35a 40 minutos). Espere esfriar para tirar a pele e as sementes. Corte a berinjela e o pimentão em tiras longitudinais largas, o tomate e a cebola em gomos, e passe tudo para um prato. Coloque azeite, sal e alho bem picadinho. Está pronto para servir. Outra variação é colocar sobre uma torrada de pão e acrescentar um filezinho de anchova. Você pode servir como entrada ou como acompanhamento de uma carne, por exemplo. O José Andrés, autor do livro de receitas que trouxe da Espanha, apresenta uma versão no site dele.

A receita abaixo é uma variação desse prato que a minha sogra aprendeu com uma amiga, muitos anos atrás, em Paraty. É um sucesso!

Ingredientes
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
1 berinjela grande
1 cebola pequena picada
1 dente de alho socado
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de café rasa de sal
Pimenta síria a gosto
1 maço de manjericão (pique as folhas, mas reserve algumas para enfeitar)

Opcional
1 pacote de pão fatiado sem casca
1 vidro pequeno de maionese
1 dente de alho bem socado

Dica: Depois de lavar os pimentões e a berinjela, passe a faca superficialmente no sentido longitudinal das cascas, marcando 4 gomos. Isso facilita na hora de tirar a pele.

Coloque os pimentões e a berinjela para assar em forno quente, por cerca de 35 minutos, sempre virando os legumes e tomando cuidado para que os pimentões não fiquem pretos. Quando estiverem murchos, desligue o forno e abafe-os cobrindo o tabuleiro com papel laminado ou com outro tabuleiro. Deixe esfriar no forno. Tire as peles, as sementes, pique em cubos bem pequenos e passe para uma tigela. Acrescente o alho, o azeite, a cebola, o vinagre e o mel. Misture bem. Coloque pimenta síria e sal a gosto. Misture mais um pouco e, por último, coloque as folhas picadas de manjericão.

Na mesa, você pode deixar junto de algumas torradas para as pessoas se sevirem ou você pode montar canapés. Para isso, faça uma pasta com o dente de alho socado e a maionese (na lista de ‘opcionais’) e corte as fatias do pão sem casca em quatro qadradinhos. Sobre cada pedaço de pão passe uma camada dessa pasta e coloque a escalivada por cima. Enfeite com folhas de manjericão. Na foto, usei uma fatia de pão italiano. Também ficou uma delícia!

Um comentário:

Luanda Goux disse...

Puxa Ingrid, ao ler o seu blog fiquei com água na boca! Não conheço muito de comida típica da Cataluña e até queria te perguntar se você conhece algum restaurante típico aqui no Itaim Bibi. Acho que seria uma experiência bem interessante conhecer novos sabores e cultura. Obrigada!